Memórias Paroquiais
Santa Justa
Santa Justa, 1758, Maio, 25
Memória Paroquial da freguesia e Santa Justa, comarca de Estremoz
[ANTT, Memórias Paroquiais, vol. 18, nº (J) 50, pp. 327 a 328]
/p. 327/
Santa Justa termo do Vimieiro Antonio Marques Caejro Parocho desta Freguezia de Santa Justa termo do Vimiejro satisfazendo a ordem do Excelentissimo e Reverendissimo Senhor Dom Frei Miguel de Tavora Arçebispo de Evora meu Prelado fis aprezente relação na forma que me foi mandado, pellos interrogatorios da mesma.
Interrogatorio 1º O que se procura saber dessa terra he o seguinte: em que Provinçia fica, a que Bispado pertençe freguezia Comarca, e termo? Respondo, que fica na Provinçia do Alentejo, Arcebispado de Evora, Comarca de Estremos, e freguezia da Senhora Santa Justa, e termo do Vimiejro.
Interrogatorio 2º Se he del Rej, ou de Donatario, e quem o he ao prezente? Respondo que a freguezia, e Igreija esta no mejo de sinco Herdades que são da Comenda de Mendo Marques que as esta actualmente pessuindo o Excelentissimo Marquês de Pouvea, e as mais Herdades de que consta a freguezia humas são de Comonidades, e outras de Donos particulares.
Interrogatorio 3º Quantos vezinhos tem, e o numero das pessoas? Respondo que tem oitenta, e dois vezinhos, e trezentas, e seçenta pessoas, pouco mais ou menos, emtre majores, e menores.
Interrogatorio 4º Se esta cituada em cãpina, valle ou monte, e que povoaçois se descobrem della e quanto dista? Respondo que a Igreija esta çituada em hum valle, e senão descobrem povoaçois algumas do lugar em que a Igreija esta.
Interrogatorio 5º Se tem termo seu, que lugares, ou Aldeias comprehende, como se chamão, e que vezinhos tem? Respondo, que deste interrogatorio não tenho que responder.
Interrogatorio 6º Se a Parochia esta fora do lugar ou dentro della, e quantos lugares, ou Aldeias tem a freguezia todos pellos seos nomes? Que, digo, respondo que a Parochia esta emtre herdades, e não tem lugar, nem aldeia.
Interrogatorio 7º Qual he o seu orago, quantos altares tem, e de que Santos, quantas naves tem, se tem Irmandades, quantas e de que Santos? Respondo que o orâgo he a Senhora Santa Justa Virgem e Martir, tem tres altares, o altar môr da Senhora Santa Justa, e junto ao altar môr da parte da Epistola o altar da Senhora de Esperanca e junto ao altar môr da parte do Evangelho o altar da Senhora do Rozario, e tem sinco imagens a Senhora Santa Justa a Senhora da Esperanca, a Senhora do Rozario, o Senhor Santo Antonio, outra Senhora do Rozario que se ve nas procicois [sic], e huma reliquia da Senhora Santa Justa, e he a Igreija de abobeda, e não tem nave alguma e tem so huma Irmandade que he o Rozario.
Interrogatorio 8º Se o Parocho he cura, vigario, ou Rejtor ou Prior, ou Abade, e de que aprezentação hê, e que renda tem? Respondo que he capellão curado, e que tem de renda de proprio quatro mojos, e nove alqueires de pão, duas partes de trigo, e huma de sevada, e que he de aprezentação do Senhor, Arçebispo Metropolitano de Evora.
Interrogatorio 9º Se tem benefissiados, quantos, e que remda tem, e quem os aprezenta? Respondo que deste interrogatorio nada.
Interrogatorio 10º Se tem Comventos, e de que Religiozos, ou Religiozas, e quem são os seos Padroeiros? Respondo, que deste nada.
Interrogatorio 11º Se tem hospital, quem o admenistra, e que remda tem? Respondo que deste interrogatorio nada.
Interrogatorio 12º Se tem Caza de Mizericordia, e qual foi a sua origem, e que remda, e o que houver notavel, em qualquer destas couzas? Respondo, que deste interrogatorio não tem nada.
Interrogatorio 13º Se tem algumas Ermidas, e de que Santos, e se estão dentro ou fora do lugar, e a quem pertençem? Respondo que nesta freguezia que nesta freguezia ha tres Ermidas, huma de São Sebastião do citio de Val de Pereiro, outra de Santa Luzia, e estas duas pertençem ao Senhor Arçebispo de Evora, e outra da Senhora Santa Anna que he dos Religiozos de São Francisco da Terçeira Ordem da penitançia e as ditas Ermidas estão em campo, e não em lugar algum.
Interrogatorio 14º Se acodem a ellas romagens sempre, ou em alguns dias do anno, e quais são estes? Respondo que sendo nos seos dias proprios vãos os seos devotos vizitar os ditos Santos.
/p. 328/
Interrogatorio 15º Quais são os frutos da terra que os moradores recolhem em major abundançia? Respondo, que he trigo, sevada, e senteio, e frutos de mattos, de azinhos, e sobro.
Interrogatorio 16º Se tem Juis Ordinario etecetera, ou se esta sojeito ao Governo das justiças de outra terra e qual he este? Respondo que como esta freguezia consta de herdades, e tem herdades no termo da cidade de Evora, e no termo de Arrajolos e no termo do Vimiejro ahonde esta a Igreija as do termo de Evora: estão sojeitas ao Juis de Fora, e Camera de Evora, e as que estão no termo de Arrajolos estão sojeitas ao Juis de Fora, e Camera de Arrajolos, e as do termo do Vimiejro estão sojeitas aos Juizes Ordinarios e Camera do Vimiejro.
Interrogatorio 17º Se he couto, cabeça de Conçelho Honra, ou Behetria? Respondo, que deste interrogatorio nada.
Interrogatorio 18º Se ha memoria, de que florecessem, ou della sahissem alguns homens insignes por vertudes, letras, ou armas? Respondo, que alguns Ecleziasticos tem sahido desta freguezia exemplares em vertudes, e letras.
Interrogatorio 19º Se tem feira, e em que dias, e quantos dura, se he franca ou captiva? Respondo, deste interrogatorio nada.
Interrogatorio 20º Se ha correo, e em que dias da semana chega, e pârte, e se o não tem de que correo se serve, e quanto dista a terra ahonde chega elle? Respondo que como esta freguezia he de campo não tem correo e huns se servem do correo da cidade de Evora que dista dêsta freguezia tres legoas, e meja, e outros se servem do correo de Arrajolos, que dista desta freguezia legoa, e meja, pouco mais ou menos.
Interrogatorio 21º Quanto dista da cidade Capital do Bispado, e quanto de Lisboa Capital do Rejno? Respondo que da cidade Capital do Bispado que he Evora, dista tres legoas, e meja, e de Lisboa Capital do Rejno dista vinte legoas.
Interrogatorio 22º Se tem alguns previlegios, antiguidâdes, e outras couzas dignas de memoria? Respondo, deste nada.
Interrogatorio 23º Se ha na terra, ou perto della alguma fonte ou lagoa, celebre, e se as suas agoas tem alguma espeçial qualidade? Respondo que junto a esta Igreija, esta huma asinha, e huma fonte que tudo da Igreija hé que tem espeçial virtude pera curar sârna por vertude da Senhora Santa Justa.
Interrogatorio 24º Se for porto do mar descrevasse o sitio que tem por arte, ou por naturêza, as embarcaçois que o frequentão, e que pode admetir? Respondo deste nada.
Interrogatorio 25º Se a terra for murada digasse a qualidade de seos muros: se for praça de armas, descrevasse a sua fortificação, se hâ nella, e seu destricto algum Castêllo, ou Torre antigua, e em que estado se acha ao prezente? Respondo, deste nada.
Interrogatorio 26º Se padeceo alguma ruina com o Terramoto de 1755, e em que, e se esta ja reparada? Respondo que nesta freguezia não houve ruina notavel.
Interrogatorio 27º E tudo mais que houver digno de memoria de que senão fassa menção no prezente interrogatorio respondo, que nada mais.
E na segunda ordem de interrogatorios em que se procurava saber em treze interrogatorios da Serra, e suas propriedades, e mais circunstançias não tenho que responder por não haver nesta freguezia Serra a que se fassa memoria.
E na terçeira ordem de interrogatorio em que se procurava saber em vinte interrogatorios do Rios e suas propriedades e mais circunstançias do[s] mesmos interrogatorios não tenho que responder por não haver nesta freguezia Rio de que se fasse memoria, ao referir a tudo he o que posso dizer sobre os interrogatorios supra de que fis esta relação na forma que se me ordenou.
Santa Justa de Majo 25 de 1758.
O Parocho Antonio Marques Caejro [assinatura autógrafa]


.jpg)