top of page

Glossário de Artes Decorativas

HÁBITO

 

Condecoração das várias Ordens Militares (no caso do território português, de Cristo, de Santiago e de Avis, bem como da Soberana Ordem de Malta). Podia assumir várias funções, seja de lançar ao pescoço, ou de pendurar na lapela; existiam ainda os crachás para Comendador e as Medalhas de Grã-Cruz. Posteriormente a 1789, surge, especialmente nas insígnias da Ordem de Cristo, o Coração de Jesus, pela Lei de D. Maria I, datada desse ano e unindo as três ordens (Cristo, Santiago e Avis) sob o coração de Jesus; é neste período que vamos compreender a execução da medalha e crachá das Três Ordens, executados por Ambrósio Pollet para a Rainha D. Maria I. (39.p.226)

 

HAKO

 

Netsuke em forma de caixa. (15.p.248) 

HAN

 

Dinastia chinesa que governou a China de 206 a. C. a 220. Com este nome são designados, no mercado artístico, os objectos produzidos naquele país, naquela época. (53.p.37) 

HANCHEMENT

 

Termo francês que identifica a atitude na qual o peso do corpo repousa principalmente sobre uma única perna, enquanto a outra está ligeiramente flectida. O hanchement implica a posição oblíqua da bacia, do tronco e das costas da figura. Se a obliquidade das costas é paralela à da bacia, trata-se de contraposto. (8.pp.128-129)

HARMÓNIO

 

Instrumento musical, do grupo dos aerofones, cujo som é produzido por palhetas livres, utilizado durante os ofícios religiosos. É instrumento idêntico ao órgão, com teclado e fole, mas desprovido de tubos. (7.p.182)

 

HARPIA

 

Motivo iconográfico da mitologia clássica no qual se combina um busto de mulher com o corpo de uma ave. Também se utiliza como elemento decorativo. (8.p.129)

Monstro alado, com rosto de mulher, corpo de abutre e garras aduncas, personificação das tempestades e da morte. 

 

HASTE

 

Elemento de suporte, mais ou menos longo e delgado, disposto na vertical e que sustenta um corpo ou um elemento. Pode constituir o próprio corpo de um objecto (ex. castiçal). (5.p.122)

HEMATITE

 

Óxido de ferro que dá a coloração vermelho-alaranjado ou laranja às cerâmicas cozidas em atmosfera oxidante. A hematite ocorre naturalmente e a sua cor pode ir do ocre ao negro; pode ser pulverizada e usada como pigmento, aplicada na superfície de recipientes, dando ao objecto uma cor vermelha. Um engobe de hematite pode ser brunido depois de aplicado sobre a superfície do recipiente, permitindo uma melhor fixação e resultando num aspecto brilhante. (12.p.139)

 

HERÁLDICA

 

Representação que usa a ciência dos brasões, ou seja, explica, escreve e representa as armas ou escudos de uma casa nobre ou província. (2.p.91)

 

HERMA

 

Ver HERMES.

 

HERMES

 

Figura humana, animal ou mitológica cortada a meio-corpo, geralmente limitada a torsos ou bustos, assumindo, muitas vezes, uma forma troncocónica junto à base e apresentando-se num pedestal. Tradicionalmente eram utilizados para marcar limites territoriais. (25.p.350) 

HESSONITE

Corresponde à variedade laranja de granada grossulária, apresentando frequentemente inclusões características (apatite) e que ocorre, nomeadamente, no Sri Lanka. Era, por vezes, confundida com a turmalina e zircão da mesma cor e teve recorrentemente a designação de jacinto. (5.p.145) 

 

HIERÁTICO

O termo adjectiva uma escultura na qual predominam a majestade, a rigidez e a contenção de expressão. (8.p.129)

HIRAMAKIE

 

Fundo de laca polvilhada com metais em pó antes de secar e geralmente revestido com uma camada protectora de laca transparente. (15.p.248) 

HISPANO-MOURISCA

Famosa cerâmica com lustro metálico produzida em Espanha no século XV. Os motivos decorativos são em geral de clara inspiração islâmica; os mais importantes centros de produção foram Granada e Valência. As cerâmicas de Valência importadas na Itália no fim do século XV exerceram notável influência sobre toda a arte decorativa italiana, em especial florentina. (53.p.38) 

HISSOPE

 

Instrumento, geralmente metálico, utilizado para aspergir a água benta. É constituído por um cabo comprido em cuja extremidade se insere um tufo de cerdas ou um pomo perfurado, tendo uma esponja, um tufo de cerdas ou de vegetais no interior. É sempre acompanhado pela caldeirinha de água benta. (7.p.119)

Objecto com haste balaustriforme e remate em calote, com orifícios de forma a aspergir a água benta. Era utilizado em conjunto com a caldeira, também designado por caldeirinha. (29.p.513) 

Derivação da palavra latina hissopo que era um ramo dessa planta e que servia para aspergir. Assim, este objecto constitui-se como uma pequena haste contendo na extremidade fios de cabelos ou sedas, ou ainda uma esfera oca e furada, com que se fazem aspersões de água-benta em certas cerimónias religiosas ou sacramentais, mergulhando-o na caldeirinha com a água benta. (5.p.90)

 

HISTÓRIA (PINTURA DE)

 

Constituía o topo da hierarquia dos géneros pictóricos no pensamento académico da Idade Moderna. Por este nome designa-se toda a pintura que representa uma cena extraída de um texto literário, quer ele seja parte da história antiga ou moderna, ou trate um assunto religioso, mitológico ou poético. A sua importância derivava da sua capacidade de reunir a instrução e a tradução de valores morais, ao simples deleite visual, e da dificuldade em contar por imagens uma história conhecida, respeitando as características físicas e psicológicas dos personagens (decoro). (1.p.94)

 

HISTORIADA(O)

Representação narrativa de cenas religiosas ou profanas. (2.p.91) 

Adjectivo que classifica um elemento de arquitectura (p. ex., um capitel) que está esculpido com personagens que representam uma “história” ou se integram numa narrativa. (8.p.129)

 

HOLOGRAFIA

 

Processo fotográfico que permite que a imagem do objecto seja recolhida na sua tridimensão e depois reproduzida estereoscopicamente. (7.p.94) 

 

HOMENS SILVESTRES

Figuras fantásticas do imaginário medieval, com feição antropomórfica totalmente cobertas de pêlos, representando homens selvagens em caçadas e combates, lavradas e relevadas no metal, com maior aplicação na decoração de salvas. (5.p.122)

HORS-TEXTE

 

Expressão francesa para designar as ilustrações extra texto, que foram objecto de tiragem à parte e se encontram intercaladas no livro. (10)

bottom of page